sexta-feira, 23 de novembro de 2012

 OS RECURSOS VISUAIS



O uso de Recursos Visuais está sempre  presente no mundo infantil, para prender o interesse e promover o aprendizado. Nas escolas podemos observar que o conteúdo didático é cheio de Recursos Visuais e com exercícios criativos de fixação.
A sala, que é o espaço físico, também recebe uma decoração especial.
Como professores de educação cristã precisamos ser zelosos, pois ensinamos a Bíblia e precisamos de Recursos Visuais e outros para proporcionar ambiente e ensino adequado as nossas crianças.

JESUS  USOU INÚMEROS RECURSOS VISUAIS PARA ENSINAR:

·         Jesus conhecia a Bíblia e por isso a usou – Lucas 24:44-49 “Jesus explica as escrituras.”
·         Jesus usava o concreto para ensinar o abstrato – Ele apelava a imaginação com figuras de palavras e comparações interessantes que ajudavam a compreender conceitos abstratos difíceis...
- Mateus 23-37, ajuntar pintinhos em baixo de asas como as galinhas...
- Marcos 10-25, camelo em fundo de agulha...
- João 3:8, 15:1-10 lava os pés dos discípulos.
·         Outros exemplos bíblicos:
- Arco-íris: Gênesis 9:15
- Serpente de bronze:  Números 21:8
- Fornalha ardente:  Daniel 3:25
- João aprendendo sobre Jesus:  Mateus 11:4


OS RECURSOS VISUAIS NOS AUXILIAM A FAZER NOSSO TRABALHO COM MAIS ZELO:

·         Eles: Despertam a atenção e interesse
·         Fixa o ensino
·         Estimula a imaginação
·         Torna a história mais compreensível
·         E esclarece a mensagem.
É também uma forma de evitar a indisciplina, aluno interessado é aluno que participa e não dá problema.

CARACTERISTICAS QUE BONS RECURSOS DEVEM TER:

·         Ter cores vivas e bem combinadas
·         Deve ser adequado a cada faixa etária
·         Ser feito de material durável que possa ser manipulado pelas crianças.
·         Deve acompanhar o assunto do dia.

OS RECURSOS VISUAIS PROMOVEM UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO DO ENSINO
O recurso visual torna o ensino claro, possibilitando uma melhor  compreensão e assimilação . Também os usamos para tornar a aula mais atrativa, participativa e agradável.
    Podem ser eles:
Gravuras, cartazes, bonecos de reciclagem, fantoches, aventais, flanelógrafo, quadro de pregas, teatros de mesa, maquetes, um simples objeto... O importante é que este traga clareza sobre o que você está ensinando para as crianças.
OS RECURSOS VISUAIS AUXILIAM NA DISCIPLINA:
        Numa aula bem preparada com os recursos apropriados, manejados adequadamente pelo professor, a indisciplina ocorre com menos frequência do que numa “aula sem graça”.
        Até o aluno mais indiferente vai parar para ver e ouvir se o que estiver sendo exposto for atraente aos olhos, então ele ouvirá e esse é o nosso papel, fazer com que eles ouçam e ouvindo creiam nos ensinamentos Bíblicos.
         O ambiente em que as crianças se encontram também contribui para assimilação do ensino
            Sua sala de aula pode ser um recurso favorável, ou não, ao processo ensino-aprendizagem.
       Faça um teste: Dê aula para um grupo de crianças em uma sala de aula sem nenhuma decoração, depois dê outra aula para a mesma turma em uma sala decorada (mesmo que a decoração seja simples) observe em qual sala você terá uma melhor participação.
O professor que deseja fazer da sua aula um momento de “Aprendizagem Bíblica” deve enriquecê-la com recursos visuais.
      Podendo usar visuais em todos os momentos de sua aula: ensinando versículos, ensinando cânticos, em períodos especiais, concurso, principalmente na lição Bíblica.
E não esqueça a presença e o uso da Bíblia na sala é o nosso melhor recurso visual.



sábado, 6 de outubro de 2012

Família Garrafa



















 









A FAMÍLIA GARRAFA

Arranje cinco garrafas de tamanhos diferentes, preferivelmente de vidro transparente, procurando aproximar os tipos de garrafas com os membros da “família”. Leia a estória antes de caracterizar os “personagens”.

1. Papai Garrafa
Arranje uma garrafa de boa altura, fina, em cujo gargalo se colocará uma moeda ou nota meio enrolada.

2. Mamãe Garrafa
Pode ser bojuda, não muito alta, podendo ter como tampa uma panela de brinquedo ou qualquer outro objeto doméstico.

3. Florinda Garrafa
Será ideal ser representada por uma garrafa de vidro trabalhado, não muito alta, sendo colocada no alto uma flor ou um ramalhete de flores.


4. Rosa Garrafinha
De pouca altura  e pequeno diâmetro, lembrando uma “menina”. Como tampa, poderá servir um carretel (ou retrós) de da linha.


5. Zezé Garrafa Bolão
Deve ser de pouca altura, tendo como “cabeça” uma bola de plástico ou borracha.


As garrafas devem estar vazias; uma boa quantidade d’água deve estar à disposição do narrador, que deverá usa-la para encher as garrafas no momento propício.
Começa-se então, a estória, apresentando-se cada membro da família Garrafa.

Lição

Aqui está Papai Garrafa, alto, magro, sempre preocupado com os negócios. Trabalha muito – de manhã à noite – e se preocupa só em ganhar dinheiro. Os propósitos da sua vida estão resumidos em dinheiro. Podemos vê-lo ao chegar em casa à noite, cansado e nervoso. Já vem gritando com todos, sem pensar que mamãe Garrafa e os filhos também tiveram os seus afazeres e contrariedades. Negócios, dinheiro – dinheiro, negócios – esta é a única preocupação de papai Garrafa.
Olhemos agora para Mamãe Garrafa. Que vida atarefada! Cuida dos filhos, cozinha, varre e limpa a casa; não tem o mínimo de sossego durante o dia; sua maior preocupação é manter tudo na maior ordem e o mais perfeito possível; e por isso mesmo vive correndo de lá para cá; sua vida é uma roda-viva entre as coisas materiais.
E aqui está sua filha mais velha – Florinda Garrafa. É mocinha já. Os seus pensamentos são leves como uma pluma e está sempre com roupas bonitas e enfeites atraentes. Com isto a sua cabecinha está cheia, não dando lugar a estudos e coisas mais sérias. Sonha bastante, lê romance, assiste novelas, e então dá asas a sua imaginação. Não tem senso de responsabilidade; por exemplo, não sente que Mamãe Garrafa talvez esteja cansada e precisa de alguma ajuda. Florida não pode estragar o seu penteado, suas unhas, sua “toilette”.
E aqui está Rosa Garrafinha, menina de dez anos. É meiga, boazinha, estudiosa, alcançando sempre boas notas na escola. Gosta de costurar para suas “filhas” – as bonecas, e assim vive despreocupada com outros assuntos. É quieta e procura não atrapalhar os outros, mas pensa só em si, esquecendo-se que já é grande e pode ser de muito auxílio para o próximo.

Por último vem Zezé Garrafa Bolão. É um menino de sete para oito anos. É o valentão do lugar. Comanda todos os garotos, e muitas janelas já foram quebradas por causa da sua mania por futebol. Não tem consideração pelas coisas de casa, não procura poupara a Mamãe com todo o seu serviço. Geralmente está com a camisa suja ou rasgada, os sapatos cheios de lama, os cabelos em desalinho.
Toda a vizinhança conhece a família Garrafa tal qual a temos descrito. Um certo dia, porém, algo aconteceu para que tudo se transformasse. Uma pequena influiu para que todos os membros da família se tornasse completamente diferentes. Veja o que aconteceu:
Convidada por uma amiguinha, Rosa Garrafinha foi a uma aula bíblica. Lá teve a oportunidade de ouvir de Alguém chamado Jesus Cristo. Ouviu que Ele é o Filho de Deus, deixou Seu lar no Céu e veio aqui à terra para encher vidas vazias com a Água da Vida. Todos os corações, de crianças e adultos, são secos e sedentos por causa do pecado. Mas Jesus levou nossos pecados sobre si na cruz, tomando o castigo que merecíamos. Morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou e está vivo, no Céu. Por isso, Ele agora pode nos oferecer de graça esta água preciosa. – Rosinha pensou: “É justamente isso que eu preciso!” Com um coração sincero e humilde voltou-se para Cristo, o Salvador (vá despejando água na garrafinha),  e sua vida foi transformada... em um instantinho! De vazia, sem vida, Rosa Garrafinha sentiu a Graça de Deus enchendo a sua alma em toda a sua plenitude. A costura, seu egoísmo de fazer somente o que lhe agradava – tudo isso desapareceu; e o Mestre, amigo das crianças, encheu a sua vida.
Rosa Garrafinha voltou correndo para casa.
- Mamãe – disse com o rosto todo iluminado – adivinha só o que aconteceu comigo!
- Mamãe Garrafa preparava apressadamente o jantar e nem quis prestar atenção para o que sua filha lhe dizia. Rosa, porém, continuou a seu lado, contando-lhe com alegria transbordante o que lhe acontecera.
Mamãe sentou-se. Impressionada com o testemunho de Rosinha, ouviu atentamente todas as experiências que havia tido naquela tarde e, meditando sobre a sua própria vida, sentiu-se também só, sem alegrias e necessitada de Alguém que a amparasse e tomasse conta de todo o seu ser. Lembrou-se do tempo de criança e de como havia aprendido a louva-LO; agora ali estava, arrependida de ter vivido longe dos caminhos de Deus, sem vida e sem a Água essencial à alma. Mamãe Garrafa então orou com a filha, ali mesmo na cozinha (coloque água na mamãe enquanto apresenta). Dali a instantes, era outra a atmosfera daquele lar. Até as panelas pareciam cantar junto com Mamãe e Rosa Garrafinha.
Esta auxiliou a mãe no preparo do jantar e logo tudo estava pronto.
Sete horas da noite. Chega Papai Garrafa, cansado e nervoso, pronto a responder de mau humor a quem lhe dirigir a palavra. Mas... que diferença! A mesa posta, a cozinha arrumada, Rosa em um vestido limpo e bem penteada. Mamãe com um rosto alegre e bem arrumada:
- Pronto, papai, aqui estão os seus chinelos e o jornal da tarde – disse-lhe a menina com um sorriso que o desarmou completamente.
Logo depois chega Florinda Garrafa, no momento em que a família se dirigia para a sala de jantar. Estranhou o ambiente – a calma, o sorriso nos lábios de todos – porém nada disse. “Que teria acontecido?” Pensavam papai e Florinda, muito desconfiados. Já na hora da sobremesa, aparece o Zezé Garrafa Bolão fazendo barulho, falando alto, mas... ao avistar na sala os pais e irmãs tão diferentes, ficou desarmado para continuar com sua atitude costumeira. Foi bem depressa para o quarto, aprontou-se o mais rápido possível e desceu para jantar.

Acabada a refeição, Papai não agüentou mais de curiosidade e, juntamente com Florinda e Zezé, procurou saber o que havia sucedido.
Mamãe contou então sua experiência daquela tarde. Rosa narrou também tudo quanto havia se passado com ela. Papai, Florinda e Zezé prestavam tanta atenção que pareciam querer engolir as palavras que escutavam. Depois papai (vá despejando água no Papai) com toda seriedade expôs o desejo que surgira em seu coração de se voltar para Deus, deixa tudo quanto até aquele momento havia sido a coisa essencial de sua vida.
Florinda, também, com lágrimas nos olhos reconheceu ter sido superficial, egoísta, orgulhosa (Despeje água na Florinda). Agora queria ser diferente pela graça divina.
Zezé Garrafa Bolão ouviu tudo atentamente. Uma tremenda luta se travava no seu íntimo. Queria deixar Aquele Amigo e Salvador entrar em seu coração ( derramar devagar um pouco de água em cima da bola), e por outro lado, outra força procurava persuadi-lo a conservar tudo quanto mais estimava – os jogos, o futebol, a BOLA.
Papai se rendeu; Cristo saciou sua sede espiritual com Água da Vida. Florinda, resolvida a abandonar todas as coisas passadas Abriu seu coração para que o Salvador lhe desse também daquela Água. Por fim, Zezé Garrafa Bolão, com fé tão simples de uma criança, confessou sua firme decisão (retire a bola e despeje água em Zezé Bolão) de receber de igual modo a Água da Vida Eterna.
Cristo entrou naquele lar, e a noite foi memorável para toda a família Garrafa. Todos juntos se ajoelharam e oraram, e pela graça divina aquelas vidas foram plenamente cheias da Água cuja “Fonte salta para a Vida Eterna”.
Esta é apenas uma estória extraída da imaginação de um ser humano, mas a verdade nela revelada é a de que pelo poder de Cristo Jesus podemos saciar nossas almas sedentas, porque Ele afirma: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (João 7.37b).

Professor:
Aqui faça o apelo, de acordo com a orientação que lhe der o Espírito Santo, através da Palavra de Deus.


sábado, 22 de setembro de 2012

Latinhas com Cojinhas





















 Este é o molde da coruja do pote de sorvete. Tirei da internet.